segunda-feira, 5 de novembro de 2007

1- A Oração de Ana

Texto: 1 Samuel 1

Introdução: Quando Deus quis dar um salvador a Israel, escolheu Ana. Quando quis dar o Salvador ao mundo, escolheu Maria. Ana era temente a Deus e desejava ser mãe, mas era estéril e sofria as injúrias da sua rival. Mas o Senhor ouviu sua oração e lhe deu um filho que se tornou um tipo de Jesus em seu triplo ministério: sacerdote, profeta e rei. Samuel foi o último juiz em Israel e julgou o povo durante toda sua vida (1 Sm 7.15).

1 - A angústia de Ana
a - "Orou ao Senhor" (v.10). "Com amargura de alma... chorou abundantemente". Era sincera e fervorosa (v.13,15). Às vezes, temos de chorar como Ana para receber a resposta de Deus.

b - "Amargura". Com aflição, pediu um filho. Agar e Léia também (Gn 16.11; 29.32). Hoje, muitas estão evitando ter filhos e deixando de cumprir um propósito de Deus na terra.

c - Não era uma oração vingativa. Penina tinha muitos filhos e escarnecia de Ana e a irritava (v.6), mas Ana não pediu vingança contra ela.

d - Sua oração foi definida e clara (v.11). Não perdeu tempo com pedidos confusos. Pediu uma só coisa: um filho.

e - Não foi uma oração interesseira (v.11). Pediu um filho para consagrá-lo ao Senhor.
- Ana pediu Samuel a Deus, e ele livrou seu povo da decadência espiritual.
- Com três anos de idade, Samuel já adorava a Deus (v.28), e na adolescência era sacerdote (1 Sm 2.18,19)

f - Oração perseverante (v.12). Não desanimava do propósito.
- Analise as instruções de Jesus na Parábola da Viúva Persistente em Lc 18.1-8, quando Ele diz da necessidade de orar sempre e nunca desanimar.

2 - A Alegria e Gratidão de Ana
a - Creu antes de ver o milagre (v.18). "E o seu semblante já não era triste".
b - Veja Marcos 11.24: "portanto, eu lhes digo: Tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim lhes sucederá".

b - Ana cumpre o voto (v.24,28). Apenas desmamou o menino, entregou-o ao Senhor (Ec 5.4,5).

c - Ações de graças (1 Sm 2.1-11). Agora a oração não era de aflição, mas de gratidão.
- Deus deu Samuel e mais três filhos e duas filhas a Ana (1 Sm 2.21).
- Ana deu Samuel a Deus.

Conclusão: Dedica seu filho a Deus, crê que Ele, o Pai, vai salvá-lo. Wade C. Smith, ao completar 21 anos de idade, em Chicago, resolveu gastar aquela noite no pecado, dizendo: "Uma noite só não faz diferença". Mas no caminho ele teve uma visão de sua mãe orando por ele. Resolveu voltar para casa, deitou sua cabeça no colo de sua mãe e contou-lhe a visão. Então sentiu que as lágrimas de sua mãe molhavam seu pescoço, enquanto ela lhe dizia ter passado todo aquele tempo orando por ele. Não cesses de orar por seu filho. Deus ouvirá a sua oração.
Deus é fiel!

Nenhum comentário: